Aniversário de 1 ano

clip_image002O Peixe na Escola completa neste mês de maio 1 ano de vida e 2.000 visitas. Para nós uma grande vitória. O projeto Peixes na escola começou em uma escola pública, o blog foi um meio de divulgar o trabalho e manter uma conexão entre os professores participantes. O objetivo do projeto é estimular a observação e o questionamento. Para isso,  incentivamos o uso de aquários como  tema gerador em sala de aula.  Diante de um aquário podem surgir as mais inesperadas perguntas e podemos abordar os mais variados assuntos.


A escola não tem recursos para adquirir aquários? Use recipientes aletrnativos. Mostramos  exemplos. As férias são um problema?Nós testamos se nossos peixes sobreviveriam ao período de férias. Os peixes sobreviveram, perdemos apenas  um. O que eles comeram? Plâncton.

Perguntas irão surgir , mas como escreveu Gerald Durrell “Nunca tenha vergonha de dizer  ‘Não sei’. Essa é uma das frases mais utéis em qualquer língua, pois uma vez que você admite a própria ignorância descobre que o mundo está cheio de pessoas que ficarão encantadas em ensinar-lhes tudo”. O mais importante é mostrar as ferramentas para buscar as respostas e testá-las.

Peixes podem morrer?  Sim, podem. Mas, devemos lembrar que vida e morte são temas que podem e devem ser discutidos. Além disso, peixes são sensíveis a mudanças na água. Se, os peixes do aquário estão ficando doentes ou morrendo é porque alguma coisa esta errada. O mesmo pode acontecer em um rio, lago ou no mar.

 Não podemos esquecer que peixes ornamentais são animais de estimação. Chamamos a atenção para a responsabilidade na aquisição de animais de estimação. Peixes não são diferentes.  Soltar peixes em represas, lagos e rios podem infestar nossas águas com animais exóticos, que antes não existiam naquelas águas, gerando problemas ambientais sérios. Lembramos  que na maioria das cidades não existe tratamento de esgoto, sendo assim o esgoto é lançado nos rios. Portanto, jogar peixes ornamentais em vasos sanitários pode contaminar os rios.

Postamos vários textos criados por nós ou de outros autores sobre  peixes, rios e outros organismos e ambientes aquáticos.  Mostramos a situação difícil dos estoques de bacalhau e o que nós consumidores podemos fazer para evitar a pesca predatória, que está destruindo a biodiversidade dos oceanos.



Criamos algumas atividades que podem ser usadas por professores das séries iniciais. Temos muitas idéias de textos e atividades, mas o tempo tem sido curto. Muitas vezes as postagens demoram, mas nós continuamos tentando.

Tivemos apenas um problema com os visitantes, ao longo do ano. Adolescentes usaram uma de nossas fotos para brincadeiras em um sítio de relacionamento, por isso fizemos algumas modificações para evitar a cópia dos textos e das imagens. Mas, elas podem ser impressas. Nosso blog não tem finalidades comerciais, ele é educativo. Não vendemos nada ou colocamos comerciais de algum produto.


Por fim, gostaríamos de agradecer aos 2.000 visitantes que passaram por nossas páginas, mesmo para aqueles que não voltaram. Para aqueles que continuam visitando o Peixes na Escola, esperamos seus comentários e sugestões. Participe!

Equipe Peixes na Escola 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters
Online Users