Você sabia que os manguezais podem ser considerados um dos habitats mais ricos do planeta?

Se você também acha que o manguezal é um lugar feio, cheio de mosquitos e fedorento esta na hora de rever suas ideias. Afinal, o número de admiradores desse ambiente só aumenta, e você precisa saber por quê.


800px-World_map_mangrove_distribution O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Se você reparar bem, verá que ele tem umas localização privilegiada: quase sempre existem em regiões muito iluminadas pela luz do sol e, eventualmente, se localizam em áreas onde o rio se encontra com o mar. Por  causa da quantidade de sedimentos – restos de plantas e outros organismos – misturados à água salgada , o solo dos manguezais tem aparência de lama. Mas, dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo inundado constantemente pela maré e com muita concentração de sal.

De fato, não é fácil para as plantas viverem ali. As espécies que conseguem isso tem uma estrutura especial em suas folhas: glândulas que funcionam como bombas, filtrando a água e eliminando o sal. As raízes dessas plantas também são especiais: diferencialmente das arvores de terra firme, cujas raízes respiram oxigênio do solo, as do mangue precisam desenvolver raízes aéreas, ou seja, voltadas para cima , para capturar o oxigênio da atmosfera. É por isso que o manguezal é um conjunto de plantas com galhos contorcidos. Na verdade, é muito mais!
 
Mesmo com toda dificuldade, muitas plantas compõem esse ambiente, assim como vários animais são somente vistos ali. Quer um exemplo? O que tem cauda de jacaré, boca de sapo e rosna como um cão? É o pacamão, um peixe que mora em troncos de arvores caídos em nas águas do mangue. Mariscos, aves, muitos caranguejos e ate guaxinins e cavalos-marinhos também fazem parte da fauna visitante – aquela que vive, mas não exclusivamente nos manguezais.

Apesar de toda a sua riqueza escondida, o manguezal é um ambiente muito frágil e ameaçado. A retirada inconseqüente de muitas espécies que compõe esse ecossistema, assim como a poluição das águas pode comprometer  a sua existência. Por isso, é preciso valorizar a vida no manguezal, incentivando a visitação orientada a esses espaços para que as pessoas conheçam de perto a sua importância. Afinal de contas, a gente só se preocupa em proteger aquilo que a gente conhece, não é mesmo? Então, que tal agendar com sua turma uma visita ao manguezal e descobrir a beleza da vida na lama.

NASCIMENTO, Maria Socorro Viana do & ABREU, Eliana Morais de. Você sabia que os manguezais podem ser considerados um dos hábitats mais ricos do planeta? Ciência Hoje das Crianaças, ano 22, nº 201, dez. 2009.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters
Online Users