Você sabia que as piranhas também comem vegetais?



Piranha. Pygocentrus piraya






Poucos peixes no Brasil metem mais medo do que a piranha. Graças às histórias contadas por quem vive às margens dos rios habitados por elas, assim como aos filmes de aventura e suspense, esses peixes ganharam a fama de carnívoros e assassinos. Mas não é que a realidade é diferente do que indicam as pessoas e o cinema? Isso porque, das 35 espécies de piranha existentes, apenas três são agressivas e territorialistas, ou seja, defendem com toda a energia o lugar onde vivem. Além disso, ao contrário do que muita gente imagina, o prato principal desses peixes não é a carne, mas, sim, os vegetais!

Pois é: os ictiólogos – cientistas que estudam os peixes – descobriram que, no estômago das piranhas, encontra-se, principalmente, material de origem vegetal. Pequenos invertebrados, insetos e pedaços de animais, quando presentes, são apenas uma pequena parcela do que foi ingerido por esses peixes, o que indica que eles comem, sobretudo, vegetais.

Mas por que, então, as piranhas ganharam a fama de assassinas? Porque as espécies mais agressivas nadam em cardumes e são peixes predadores oportunistas, ou seja, que se alimentam em grupo e de acordo com o que está disponível no ambiente. Por exemplo, se perceber movimentações incomuns, que podem significar que um animal está ferido ou em dificuldade, a piranha pode aparecer sozinha ou em grupo para atacá-lo.

Por isso, nos rios e em lagos fechados da Amazônia e do Pantanal e, principalmente, em açudes e lagos artificiais habitados por piranhas, deve-se tomar cuidado ao lavar peixes, couro ou qualquer animal sangrando. Além disso, como os acidentes com piranhas normalmente acontecem fora d'água, quando o pescador retira o peixe da rede de pesca ou o anzol da sua boca, é preciso tomar todo cuidado ao manuseá-la, pois os dentes desses animais são muito afiados. Tanto que alguns índios os usam para cortar cabelo ou fibras de palmeiras bem como para preparar flechas.  

Curiosidades sobre as piranhas 
O nome “piranha” vem das línguas tupi-guarani e pode ter se originado da união da palavra “pira” (que significa “peixe”) com a palavra “sanha” ou “ranha” (que quer dizer “dente”). Parentes próximos do tambaqui e do pacu, as piranhas vivem em alguns rios da América do Sul, como os das bacias Amazônica, do Paraná-Paraguai e do São Francisco. Há relatos, porém, de piranhas encontradas nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa. Provavelmente, esses animais foram exportados como peixes ornamentais e, depois, acabaram sendo soltos nos lagos e rios dessas regiões. É na Amazônia e no Pantanal, porém, que vive a espécie mais temida entre todas as piranhas. Chamada de queixuda ou piranha-caju, ela tem uma mordida cortante, que provoca graves ferimentos.

Jorge Ivan Rebelo Porto
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia



PORTO, Jorge Ivan Rebelo. Você sabia que as piranhas também comem vegetais? Ciência Hoje da Criança, 186, 2007.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters
Online Users