Peixes transgênicos



Glofish. Foto: Wikipedia.

São coloridos e ainda brilham no escuro. Você compraria um? São os Glofish. São peixes geneticamente modificados. O Glofish é um OGM e um transgênico.  Todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico.Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma parte de outro organismo.

Nós estamos familiarizados com as plantas transgênicas, principalmente a soja. Mas, as intervenções do homem avançam sobre outros organismos incluindo os peixes. O Danio rerio ou paulistinha, peixe asiático originário de Bengala, foi geneticamente modificado recebendo genes de anêmonas ou água-vivas. Ele foi registrado comercialmente com o nome de Glofish. Foi criado na Universidade Nacional de Cingapura, para auxiliar no combate à poluição. Na presença de determinados poluentes, como metais pesados, eles mudam de cor. 

Os glofish são coloridos e fluorescente, o que os tornam interessantes para o aquarismo. Mas, um dos grande problemas do aquarismo é a introdução de peixes ornamentais em corpos de água naturais (leia mais sobre este assunto em: Peixes de aquário: animais de estimação ou pestes?). Por incrível que pareça é comum as pessoas jogarem peixes ornamentais no vaso sanitário, pelos mais diversos motivos. E, quando começarem a fazer isso com os peixes transgênicos? Não será este um novo tipo de poluição? E, se você pensa que peixes transgênicos estão somente nos aquários, está enganado. Já, existe o atum transgênico e muitos outros que são para consumo humano. Será que jvocê já comeu um peixe transgênico?

Saiba mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters
Online Users