Peixes ficam doente e podem morrer, como qualquer ser vivo. Perguntei para alguns alunos de uma escola como eles sacrificavam seus peixes. As respostas foram as mais disparates. Um deles jogava água quente sobre o peixe. Outros jogavam no ralo ou no vaso sanitário. Foi neste instante que percebi que precisava ensinar a esses alunos a sacrificarem de forma correta seus peixes. Mas, qual é a forma correta de sacrificar um peixe?
O congelamento é a melhor forma de sacrificar peixes. Coloque o peixe em uma vasilha ou embalagem com água e coloque no congelador. O metabolismo do peixe vai reduzindo lentamente junto com a temperatura, isto é, os mecanismos químicos necessário para a manutenção da vida vão reduzindo suas atividades lentamente, até cessar totalmente. Assim, o peixe não sofre. Deixe congelar. Depois de congelado retire da embalagem e enterre, no jardim ou em um vaso de planta.
Lembre-se, nunca jogue peixes no ralo ou vaso sanitário, mesmo os aparentemente mortos. Peixes lançados em vasos sanitários ou ralos de pias vão parar nos rios, tornando-se invasores biológicos.