Plantas são necessárias no aquário?

Foto: wikipédia

Sim, plantas são necessárias no aquário. Mas, elas não são uma necessidade absoluta para o bem estar do aquário. Podemos criar peixes em um aquário sem plantas. Contudo, plantas no aquário podem trazer muitos benefícios, além é claro, de beleza.  Vamos ver alguns desses benefícios.




Plantas podem ser indicadoras da qualidade da água do aquário. Se as plantas crescem bem na água, os peixes também crescerão.  Elas, também,  inibem o crescimento de algas.  Servem de alimentos para peixes herbívoros e onívoros. Oferecem esconderijos e local de desova. Mas, não é só isso.

Peixes e plantas respiram oxigênio e liberam gás carbônico na água.   Mas, plantas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, durante  a fotossíntese.   Dessa forma, as plantas mantem equilibrado os níveis de oxigênio e gás carbônico na água. Mas, lembre-se, fotossíntese somente ocorre na presença de luz, assim exponha o aquário a luz natural ou artificial.

Por fim, peixes liberam resíduos (fezes e urina) nitrogenados na água. Nitrogênio é um macronutriente necessário ao crescimento das plantas. Plantas absorvem os resíduos eliminados pelos peixes, mantendo a qualidade da água. Com tantos benefícios é impossível resistir aos aquários plantados. Você não acha?

M. Eiterer 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters
Online Users