Fotomontagem de organismos planctônicos. Foto: Wikipédia |
Em meados do século 18, esses microscópicos bichos e plantas presentes na água salgada e doce foram descobertos. Mas só começaram a ser estudados em 1845, quando um cientista alemão arrastou uma fina rede pelas águas do Mar do Norte, na Europa, para capturá-los e, assim, poder pesquisá-los.
Anfípoda. Foto: Wikipedia |
O tempo passou e... muito foi descoberto sobre o plâncton! Você sabia, por exemplo, que ele, embora esteja na água, produz a maior parte do oxigênio que há na Terra? Ou que o plâncton está relacionado com a abundância de peixes encontrada em certas áreas do oceano? Pois é verdade, como você descobre agora!
Há quem pense que as florestas produzem a maior parte do oxigênio que há na atmosfera. Vários estudos, no entanto, comprovam que a maioria desse gás vem... dos oceanos! Mais precisamente das algas microscópicas presentes no plâncton!
Algas diatomáceas marinhas. Foto: Wikipedia |
No ambiente aquático, os vegetais são, basicamente, algas. Como as plantas terrestres, elas fazem fotossíntese e produzem oxigênio. Mas são as microalgas presentes no plâncton que fabricam a maior parte desse gás. Chamadas de fitoplâncton (fito = planta), elas absorvem o gás carbônico dissolvido na água e liberam oxigênio.
Nem todo o gás produzido pelo fitoplâncton, no entanto, é usado pelos organismos aquáticos. Então, o que sobra é liberado para a atmosfera e pode ser utilizado pelos seres vivos terrestres, inclusive o homem. Quem diria que as microalgas do plâncton, embora miúdas, desempenhassem um papel tão importante, hein?!
Copepoda. Foto: Wikipedia |
Quanto aos animais... Os microscópicos crustáceos, medusas, moluscos, larvas de peixes e de insetos, entre outros, que existem no plâncton são chamados de zooplâncton (zoo = animal). Sabe o que eles comem? Alguns se alimentam de fitoplâncton, por exemplo. Esse tipo de zooplâncton é chamado de herbívoro e consome grandes quantidades de microalgas. Há, no entanto, zooplâncton carnívoro, que come outros seres do zooplâncton e os chamados onívoros, que se alimentam tanto de fitoplâncton quanto de zooplâncton.
Medusae. Foto: Wikipedia |
Sterza, José Mauro. 2003. Tem miniaturas de bichos e plantas na água! Revista Ciência hoje da criança, nº 140.