Peixes ameaçados de extinção

São  159 espécies de peixes ameaçados de extinção no Brasil, de água doce e salgada. Trinta e cinco (35) espécies de peixes encontram-se em estado mais crítico de perigo de extinção. O número é grande. A principal causa de extinção é a destruição do hábitat das espécies pela ação do homem. Os estados onde o  número de espécies ameaçadas é maior são: São Paulo (86), Rio de Janeiro (76), Rio Grande do sul (55), Bahia (51) e Paraná (43).


Destruição dos hábitats naturais das espécies de peixes é um dos fatores que aceleram o processo de extinção, mas também a poluição das águas, sobrepesca, a pesca esportiva, o comércio de peixes ornamentais. O que você pode fazer? Procure saber de onde vem o peixe que está comprando, seja para alimentação ou para aquários. Peixes ornamentais  muitas vezes são retirados de seu hábitat natural para comercialização. Não compre estes peixes. Converse com o dono da loja onde você compra seus peixes e procure saber a origem dos peixes. O mesmo deve ser feito nas peixarias. Procure comprar peixes de locais, onde a pesca é controlada. Isto evita o esgotamento dos estoques de peixes. Devemos ser consumidores conscientes.


Faça a sua parte!


Quer mais informações vá até a página do IBGE, ou leia a lista vermelha de peixes do Ministério do Meio ambiente ou você pode adquirir o mapa do IBGE com a distribuição das espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
free counters
Online Users